Professores da educação básica tem nova oportunidade no Canadá

Professores da educação básica tem nova oportunidade no Canadá

A CAPES lançou, em 31 de dezembro de 2019, o edital do Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores da Educação Básica no Canadá, voltado à capacitação de professores que estejam efetivamente em exercício nas escolas públicas de educação básica. O curso é promovido pelo Colleges and Institutes Canada (CICan) e tem a duração de oito semanas, com aulas de inglês básico e módulos temáticos que abordam a aprendizagem centrada no aluno e a gestão de sala de aula.

Os professores selecionados terão direito à passagem aérea internacional de ida e volta, ajuda de custo, seguro-saúde, deslocamento no trajeto aeroporto-universidade-aeroporto, curso de formação, material didático e alojamento em casa de família canadense – uma modalidade de hospedagem conhecida como homestay, na expressão inglesa. A turma convocada ainda poderá ganhar passagem aérea e hospedagem em território nacional, caso haja um encontro de orientação anterior à partida para o curso.

O processo de seleção ocorre em duas etapas, uma análise técnica e uma análise de mérito. As vagas serão distribuídas por região, da seguinte forma: Norte e Nordeste terão direito a 21 vagas cada, enquanto as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste ficam com 20 vagas, cada uma. Dentro de cada região, as vagas serão oferecidas por tipo de atuação do professor.

As inscrições para o Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores da Educação Básica no Canadá ficam abertas de 6 de janeiro a 19 de fevereiro de 2020. O resultado final será publicado em abril e o embarque dos selecionados está previsto para junho do mesmo ano.

Confira mais detalhes do edital abaixo: