Gabinete de crise: aulas à distância na Rede Municipal de Ensino

Gabinete de crise: aulas à distância na Rede Municipal de Ensino

Como Presidente da Comissão de Educação, salientado-se que essa é o principal pilar do meu mandato, montei um gabinete de crise para acompanhar e sugerir ações possíveis durante essa crise e pandemia que a nossa cidade atravessa, com o objetivo de fornecer suporte com sugestões para o melhor enfrentamento desse momento.

Levantamos sugestões para serem utilizadas na Rede Municipal de Ensino, deixando claro que nenhuma delas substituirá a figura do professor e, muito menos, as aulas presenciais, mas que nesse momento se faz necessário adequar, já que é impossível que estas aconteçam. O objetivo é auxiliar as nossas crianças nesse momento do, tão necessário, isolamento social. Nosso gabinete de crise levantou três ferramentas para auxiliar na aprendizagem dos alunos remotamente.

O primeiro passo é identificar o conteúdo curricular a ser aplicado, nos meses de Março, Abril e Maio e, a partir daí, realizar uma seleção de programas. Contudo, é essencial uma  análise curricular de qual seria o conteúdo para  esse trimestre. Feito esse levantamento, a SME pode utilizar três ferramentas para auxiliar os pais na aprendizagem de seus filhos. São elas:

  • Estratégia 1: orientar os pais por meio de um vídeo tutorial de como utilizar o material impresso distribuído para esse trimestre. Cadernos pedagógicos.
  • Estratégia 2: disponibilizar aulas online em uma plataforma padronizada, com o mesmo conteúdo dos cadernos pedagógicos feito por professores.
  • Estratégia 3: utilizar a MultiRio, colocando em sua grade de programação, aulas do conteúdo do trimestre, já prontas no acervo da TV durante o horário escolar. Utilizar todas as mídias para divulgação da grade de programação, explicando qual dia e horário será veiculado material de cada disciplina.

Com essas três estratégias, acreditamos que minimizaremos o problema, pois teremos aulas para auxiliar os pais e alunos na TV, na Internet e em material físico. Tais estrategias possibilitam o acesso ao maior número de alunos possível, uma vez que nem todos têm Internet disponível em suas residências. O acesso a Educação tem que sem amplo e democrático!

Vamos aproveitar esse momento para estreitar os laços com nossos filhos.